topo.jpg

Sunday, November 26, 2006

Ave, Earl

É engraçado como coincidências acontecem. Uma pessoa te ligar quando você pensou nela, o Calvin aparecer com um sanduíche de atum quando acabo de pensar nele, alguém comentar uma coisa que você acabou de escrever no blog sem nem conhecer seu blog. Pode ser a mente procurando por padrões dentro do universo. Em todo caso, coincidências acontecem muito.

No mesmo dia que Calvin postou aquele texto sobre a crença e a mentira, nós assistimos algo relacionado com o assunto. Bom, pelo menos eu acho que é relacionado com o assunto. Uma série muito da supimpa. My Name is Earl.

Temos assistido várias séries, sabe. Depois que o pai do Calvin cancelou a tevê a cabo pra conter despesas, o garoto passou a baixar tudo pela rede ilegalmente, lógico. A cada dia, ele coloca uns dois torrents pra baixar. Antes que pergunte, ele usou a velha história do "pô, preciso da internet pra pesquisas escolares, pai" para evitar o cancelamento da banda larga. O pai dele, relutante, deixou passar. Sorte a nossa.

E assim conhecemos My Name is Earl. A história é simples. Com o objetivo de mudar sua vida, Earl Hickey decide fazer uma lista contendo todas as coisas ruins que já fez em sua vida até aquele ponto e "repará-las", uma por uma. Assim, Earl acredita que seu karma será também reparado e coisas ruins irão parar de acontecer a ele.

Vejam só como a história demonstra tudo o que Calvin disse. Mesmo sem uma prova mínima ou aceitável, o bigodudo Earl tem toda fé em sua lista. E se mete nas mais incríveis (e divertidas, diga-se de passagem) confusões só para manter seu objetivo. Mesmo ele sendo baseado em uma crença tão simplista e improvável.

O que quero dizer é: as pessoas acreditam pois precisam de um ponto de apoio na vida. Uma lista, um cocada, uma melancia, um amigo imaginário. Mesmo que tenham que mentir para si mesmos, elas acreditam com toda sua força. Afinal, a vida é tão chata e sem sentido sem algumas mentirinhas necessárias, não é mesmo minha gente?

1 comment:

Anonymous said...

É.
=D